Dados ao vento

“Ciência transparente”, artigo saído na revista Pesquisa Fapesp deste mês, trata da questão da disponibilização de dados primários das pesquisas. Esse recurso, segundo a revista, vem sendo exigido por várias revistas internacionais, a fim de que uma descoberta possa ser validada: trata-se do princípio da transparência e da reprodutibilidade.

Mais uma vez, as ciências humanas chegam atrasado a essa tendência, que era de fato esperada num quadro de aumento de competitividade numa época de altos investimentos para ciência, tecnologia e inovação. Para quem trabalha com linguística de corpus (grandes conjuntos de textos), como eu, a exigência faz ainda mais sentido, uma vez que os dados e a forma como eles foram trabalhados é crucial para os resultados do trabalho. De fato, já enviei três trabalhos seguindo essa política da trasparência, e espero que essa atitude, ainda pouco difundida, possa levar outros a optarem pela disponibilização de seus dados.

Contra isso, muita gente ainda apresenta uma postura conservadora, de fazer referência limitada aos seus dados. Mas não é só o medo de ter um material “copiado”, e até mesmo utilizado eventualmente contra os resultados a que você chegou, que impede muita gente de fazer isso. Além de tudo, o que está em jogo é o tempo para organizar claramente os critérios de classificação, os grupos de fatores, pois de outra forma algum pequeno erro no seu próprio trabalho de análise pode vir à tona.

A ciência cria novas realidades, nada mais justo que esclarecer cada um dos pedaços
A ciência cria novas realidades, nada mais justo que esclarecer cada um dos pedaços

Publicado por

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s